segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

"Penso, logo existo"

 Robson Huebra, nosso amigo e parceiro, Robson Pirata, é o filósofo de nosso Grupo, e pelo visto está cada vez mais empolgado em enriquecer nosso blog com seus textos que nos faz pensar, e isso é bom, pois assim nos lembramos que nós existimos.

“Essa pergunta do face, no que você está pensando, é uma pergunta universal. "Penso, logo existo." A existência humana é um fluxo de pensar continuo. Estamos o tempo todo a pensar. Pensamos no que vamos comer, no que vamos falar, em como vamos resolver aquele problema, aquela equação. Pensamos no que aconteceu ontem, naquilo que está rolando nesse momento, em como iremos nos comportar amanhã, seja naquele encontro, seja naquela reunião, seja na entrevista de emprego. " O pensamento parece uma coisa a toa, mas como é que a gente voa, quando começa a pensar... Felicidade foi embora e a saudade no meu peito ainda mora". O pensamento é a ponte, que liga o indivíduo que deseja conhecer, ao objeto que precisa ser conhecido. Assim, caminhamos por esse mundão pensando sem parar. Agora, penso que essa pandemia veio, como uma freada brusca de um ônibus, chacoalhar à todos, fazendo com que posicionados em outros lugares possamos rever nossos conceitos. Vejam bem, em dois anos nossas vidas mudaram completamente. Os amigos não nos rodeiam mais, as viagens ficaram raras, trabalhos foram perdidos, modificados, a coisa virtual se consolidou. Ave! Internet. Penso que nunca pensamos tanto. Penso que tudo parece muito diferente, não há mais leveza, não há mais paciência, não há mais romantismo. O movimento é rude , seco , objetivo demais . Penso, meus amigos, que urge nesse início de século, uma necessidade de uma reflexão séria no sentido de buscarmos o tempo perdido. Proust já escreveu sobre isso, mas nós precisamos escrever também. O tempo, uma invenção do homem, precisa ser ocupado por nós de forma mais amorosa, ética e pragmática, pois afinal é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. No que você está pensando?”

Robson Pirata

3 comentários:

PQD disse...

Na beleza e profundidade de seu texto meu querido amigo.

Puck disse...

Caramba. Questionamento ultra bem abordado, gostei muito. Questão: a coisa digital junto com a pandemia me reaproximaram de muitas pessoas com quem havia perdido contato e me “aproximou” de outras que nunca conheci antes. Existe uma nova realidade que não necessariamente tem de substituir a antiga, mas que se adicionada, amplia. Se soubermos usar as as experiências presenciais do passado junto com as digitais, não seria esse um “a mais”? O Elon Musk quer estabelecer uma colônia em Marte. Quem for dificilmente volta. O presencial não vai haver mas o digital vai e mesmo que não suficiente, é melhor do que nada e parte desse novo paradigma. O que achas?

Jornal Crítica Urbana disse...

É verdade... Acho que "os tempos modernos" de hoje nos conduzirão para essa coisa mesmo, do não estar e estar ao mesmo tempo. Hologramas.Quanto a colônia em Marte, penso que estaremos retornando, pois os ets que tantos procuramos, somos nós mesmos.