sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Crescemos assistindo a Globo

 Somos da geração que viu nascer, sem qualquer exagero ,  uma das grandes invenções da humanidade, a TELEVISÃO , e claro, suas programações,  que nos prendem na frente da telinha e até mesmo mudam nossos hábitos. Jornalismo, novelas, filmes, humorísticos, tudo que acontece no mundo passa na nossa frente, e a cada dia chega mais rápido, ao vivo e à cores.

Nosso parceiro Kibe, homem da mídia e da comunicação, compartilhou em nossa rede social um texto bastante interessant
e onde deixa claro a sua opinião em relação ao momento meio conturbado que passa a maior emissora de TV do Brasil, e uma das maiores do mundo, a Rede Globo de Televisão.   

Meus queridos amigos e amigas!

Acho impressionante como uma emissora de TV fez e ainda faz parte da vida de tantos brasileiros. Capaz de ditar modas, de nos influenciar em usos e costumes, de impregnar nossas mentes com temas musicais – tema do Airton Senna aos domingos; com jargões – “Boa noite!” dito ao final do Jornal Nacional; e expressões que ficarão para sempre – “Bem, amigos da Rede Globo!”, dita pelo Galvão Bueno a tantos e tantos anos.

Crescemos assistindo a Globo e é inegável o quanto nos acostumamos com sua programação. Certamente, em nossa juventude, nos deixamos influenciar por suas novelas, vibramos com os jogos da seleção – exibidos com exclusividade, e depois com os clássicos cariocas, rimos com os Trapalhões, assistimos o Fantástico, ao final do domingo na casa da namorada e tantos  e tantos outros programas. Dificilmente vamos encontrar outra influência televisiva mais forte do que a da Globo, pelo menos no Rio de Janeiro. Em Sampa, o
SBT teve sua marca, mas não fez tanto sucesso quanto a Globo. E se olharmos pro Brasil e interior, veremos que até as gírias cariocas foram introduzidas no linguajar interiorano. É fato!

Nos acostumamos com jovens repórteres iniciando carreira e fomos acompanhando sua imagem ao longo de tantos anos. Alguns, nos eram bem “íntimos”, sabíamos nome, estado civil, ficávamos felizes quando sabíamos que eram casados, tinham filhos, vida normal, ficávamos tristes quando morriam; enfim, passaram a fazer parte da família.

De uns tempos para cá, vejo um tanto de pessoas “revoltadas” com a Globo. Querendo o fim da emissora, consideram todos os jornalistas que lá trabalham, comunistas; que a emissora só existe porque o governo anterior tinha interesses em comum – e esquecem que a concessão foi dada à época do regime militar. Sabem que a emissora tem uma dívida milionária, como se outras grandes empresas não tivessem e fosse ela a única devedora no mundo empresarial.

Torcer por seu fim, não me parece ser a solução – apesar de nem saber qual é a questão maior – uma vez que no governo do PT este sentimento também existia. Tremo só de pensar na quantidade de canais que existem no Rio de Janeiro, de baixíssima qualidade técnica, cultural, jornalística – e ainda tem os canais religiosos que hipnotizam boa parte da comunidade carente. Realmente a Globo não é concorrente destes e eles nem se preocupam com isso, pois o lixo cultural não se aproxima do que é de boa qualidade e o que importa é vender – seja lá o que for.

Não quero enaltecer toda a programação da Globo, pois tem muita porcaria e bota porcaria nisso; mas uma coisa que eu sempre batalhei, foi educar meus  filhos em relação a qualidade de conteúdos que eles consumissem, quais programas e novelas deveriam ou poderiam assistir; mesmo que por vezes eles assistissem um ou outro em casa de avós e amigos e amigas. Depois de adolescentes, não tinha como evitar, mas deixei minha lição em vida. Mesmo assistindo porcarias não se tornaram homossexuais ou tiveram algum tipo de desvio de caráter.

Não pensem que as TVs streamings só trazem maravilhas, cuidem-se e cuidem de seus netos – pois alguns seriados juvenis induzem ao suicídio. Acreditem!

Atualmente parece haver uma comoção nacional ao sabermos que alguns jornalistas que trabalham na emissora há mais de 40 anos, estão sendo demitidos. A Globo, carrasca, está “jogando na rua”, profissionais que dedicaram suas vidas à emissora. Que maldade!

Daí eu pergunto. Quantos dos senhores, trabalharam em algum emprego mais de 40 anos? Quantos dos senhores e senhoras foram substituídos em seus cargos, por pessoas mais jovens? Nas outras emissoras, não existe este tipo de mudança no cast?

Não torço para que a Globo feche e nem que ela fique no ar. Não é questão de torcida. Não é time! Trata-se de eu ter o direito de escolher o que eu quero assistir, de questionar uma opinião e poder ser contrário a ela;  de não aceitar o que é imposto pela mídia, seja ela de qual tendência política for;  e por fim, de eu poder apertar o botão OFF do controle, quando o assunto não me interessar.

Bom fim de semana a todos!



10 comentários:

Charuto disse...

oÉ apenas uma constatação de que a era da hegemonia , está acabando, tbm concordo que é uma boa emissora em termos de qualidade, devemos analisar o pq da queda de audiência, apesar de continuar na liderança.
É questão , não demonizar a Globo e sim, pq demonizar as outras, como a Globo foi credenciada para receber mais que as concorrências.
A Globo atingiu o padrão de qualidade com uma fatia maior das verbas de publicidade de governos que atendiam seus interesses.
Sugiro fazer uma leitura do livro de um ex-auditor da Fundação Roberto Marinho que alertou ao Dr. Roberto que 90% dos equipamentos da TV eram contrabandeados , contra a lei e o Sócio do Roberto era o Sarney que era o presidente e que criou uma lei para anistiar esse crime e deu um prazo para regularizar tudo.
Vai um simples cidadão ao Paraguai e traga muamba pra vender e sobreviver.
Às documentações das obras do museu no centro não teve licitação e assim vai.
Ela continua a ser a melhor TV , tanto que seis funcionários antes da crise na emissora , já estavam pulando fora.
Fórmula 1, copa do mundo , final do Flamengo, comebol..
Que emissora democrática que até então, não tinha concorrência?

Charuto disse...

A influência e o poder de assassinar reputações, colocar um presidente no planalto, não né parece honesto.
Ter um olhar da TELA para dentro de casa é uma maravilha, encanta, contagia, mas e os bastidores?
O Paulo Roberto , fazer escândalo , condenando um campeonato da concorrente e cobrindo um outro campeonato é a ética que predomina no Clã Marinho
Quem tem o trabalho de ler os jornais detalhadamente, pode observar a manipulação do mercado nas sextas-feiras e na segunda colocar uma reviravolta que favorece os interesses dos poderosos.
Analisem o mercado de ações com detalhes.
Tenho publicado dados do mercado e até agora ninguém confrontou com as manchetes dos jornais.
Boa noite

Tuta disse...

KB, apesar do respeito pela sua opinião, vou contariá-la e, pra isso, vou falar apenas por mim e não de uma forma generalizada, como você colocou. E vou ser o mais sucinto possível. A Globo Entretenimento é excelente no que se propõe, ela é uma formadora de costumes, principalmente através das novelas, e acho até interessante com determinados limites. Agora, a Globo Jornalismo, dentro da abrangência de TV, Jornal e Site, passa a ser uma MANIPULADORA de opiniões. E a gente tá careca de saber como funciona isso. Ou seja, pra ser bem sucinto, eu não gostaria que o primeiro acabasse, mas o segundo pode ir pra vala sem vela!!! Mas isso é apenas a minha opinião!!!

Charuto disse...

Não podemos deixar de lembrar o escândalo da PROCUNSULT.

KIBE disse...

@⁨CD Charuto⁩, bastidor é assunto para quem milita na área. Até endendo e concordo com as informações trazidas por você, que tem uma visão mais apurada e histórica da "Vênus Platinada". O que vejo porém, é uma massa que quer o fim da Globo, sem indicar porque. Muitos acompanham a ideia mais pelo o que Bolsonaro se queixa e com isso alegam perseguição ao governo atual (não estou fazendo juízo de valor). Gosto de sua análise e também do que @⁨CD Tuta⁩ observa - o jornalismo é tendencioso, pois é contrário explicitamente a grande parte dos atos do governo e seus correligionários. Mas assim é desde Getúlio Vargas, quando em 1951, o _Última Hora_ , que contava com recursos do banqueiro Walter Moreira Sales, atacava Getúlio de todas as maneiras. Como vêem, democracia tem dessas coisas. Vale lembrar que a Globo jogou pesado na derrubada do governo Collor e na sequência (anos depois) apoiou Lula. Ou seja, os interesses econômicos sempre andaram juntos com o poder. A gente sempre irá acreditar na mídia que comungue com nossas ideias e cabe a nós fazer a análise crítica.

Tuta disse...

KB, na atual conjuntura, a Globo é contra o Bolsonaro porque ele sinalizou contra a sua renovação de concessão. E não preciso dizer a pressão tendenciosa que faz contra tudo que se relaciona a ele. Agora mesmo tô vendo uma manchete no site: "PF flagra deputado do PL com caixa de dinheiro"!!! Acima vem com letras vermelhas, Partido do Bolsonaro!!!! Ou seja, não há como defender o jornalismo lixo dessa empresa, em hipótese alguma!!!! A Globo rema conforme a maré, defende apenas a sua conveniência, e esquece de praticar a essência do jornalismo!!!!

J Drinks disse...

Kibe,concordo plenamente com suas palavras.Mas por outro lado. O fato da excelência da empresa não é razão para aceitar a sua posição totalmente parcial e contra i Governo, ou melhor, contra o Presidente Bolsonaro, que em várias oportunidades comentou sobre a renovação da Concessão, q na verdade não depende só dele, mas depende sim do Governo aceitar ou não uma renovação com a imensa dívida de tributos e impostos que ela deve.
É o desespero da emissora contra o Presidente que ameaçou cobrar a dívida, coisa q os Governos anteriores, principalmente os últimos, não fizeram em troca de uma posição política, e que certamente já está concordado caso a dita esquerda retorne ao poder.

KIBE disse...

Zé, se a esquerda ganhar, o que espero que não aconteça, não acontecerá nada com a Globo. Não que o PT não tomará providência, mas porque o Centrão não deixará acontecer. Esta quadrilha, na verdade, é quem decide o que pode e quem pode fazer o que quiser.
Não um pingo de dúvida que os que apoiam Bolsonaro hoje, debandarão pro governo vencedor, seja lá qual for.
Por estas e outras simpatizo com a monarquia.

J Drinks disse...

O Centrão concentra a maior parte dos políticos que não se interessam por ideologias e sim em benefício próprio. Bolsonaro qdo percebeu q perdia terreno, tentou chegar primeiro nesta turma, pois se não o fizesse, a oposição faria, ou seja prevaleceu a velha política suja de sempre no Brasil. No entanto não vejo como a monarquia poderia ajudar. Aqui certamente seria uma figura decorativa e que só traria mais despesas. O Governo estaria de fato nas mãos de um Primeiro Ministro com os mesmos males de hoje.
Para o Brasil melhorar teria que mudar muita coisa, mas esta muita coisa quem decide são eles e primeiro eles, depois eles, e a sobra para nós.

KIBE disse...

Muito bom termos este registro na mídia. Um dia, algum de nossos filhos ou netos poderão saber o que se passou na epóca em que a turma da Correa Dutra se manteve viva através de sua história.