sábado, 21 de janeiro de 2023

Robson Pau Liso, o Pirata

Iniciamos o ano de 2023 com mais um aniversariante na berlinda, e a escolha da vez é um  amigo com alma de gato, que já escapou de boas e carrega uma marca da sobrevivência que o transformou no pirata dessa nau desgovernada que é nossa Correa Dutra. A hora e a vez de ROBSON WAGNER HUEBRA, também conhecido como Robson Pirata, ou Run Montilla, ou na alcunha simpática de Pau Liso.

D&K: - Robson Huebra, como você chegou na Correa Dutra, e como nasceu o Robson Pirata?

RP: - Então...a Correa Dutra, de cima, pois também existe a de baixo, faz parte da vida de muitos de nós. Quando era menino morei ali na esquina da Arthur Bernardes com a Bento Lisboa. Época do rádio...me lembro da rádio nacional com seus programas populares. Jerônimo, o herói do sertão, o Anjo... As novelas que tanto minha tia Terezinha amava. Não lembro muito claramente quando nos mudamos para o 166 da Correa. Mas lembro que foi antes de 1963, isso porque nesse ano foi que vi pela primeira vez o Mengão no Maracanã e selei aí a minha paixão pelo clube. Já morava ali nesse dia... Fla x Flu...0x0 e Flamengo campeão. Quando moleque tinha na rua uma casa enorme com um quintal imenso, onde vivia uma família que tinha uns três filhos. Não lembro o nome deles mas rolava um lance de apanhar dos caras toda vez que passava por ali. Tinha umas competições de porrada... Tinha medo. Até o dia que resolvi encarar e passei pela calçada, não antes de uma rápida briga que penso, sai vencedor.

- Lembrei agora dos trilhos de bonde na Bento Lisboa...tinha a oficina do Rato, um cara mais velho que os moleques observavam de longe, figuraça. A padaria na esquina da Tavares, onde muitas vezes ficávamos por ali olhando o Ciro Monteiro batendo em sua caixa de fósforo, Miltinho morava ali também ("cara de palhaço, jeito de palhaço..."). Ele tinha umas filhas bonitas...crescendo por ali junto com a turma...que diga-se de passagem também era composta por gente que morava na Bento Lisboa e adjacências.

- Em 1969 fui morar na casa do meu pai lá na Tijuca, rua Valparaíso...nos anos 70 enfeitamos a rua para a copa...naqueles tempos isso era muito comum. Quebrei o vidro da janela da sala no gol do Jairzinho contra a Inglaterra. Ficou quebrado durante anos, como um troféu.

- Me lembro de vez por outra pegar o ônibus circular, ali naquele ponto depois da Tavares e sentado no último banco, na janela, fumando um Wembley - naquela época era permitido - dar a volta completa por toda a zona sul... dava pra sonhar bastante com a vida. Na descida, na rua do Catete, em frente a pastelaria do japonês, comer um pastel com caldo de cana e caminhar para a Corrêa... lá sempre havia alguém para conversarmos um pouco mais... Botequim do Seu Fernando ou aquele da esquina com a Bento. Futebol na rua...rolou muito, com a bola parando quando vinha carro.

- Teve uma época que rolava umas peladas numa quadra que parecia um pátio de um prédio que viria a ser construído. Zé Franguinho, Fernando, Marquinho Cabeça, Bezerra de Lima, Serginho Moita, Amaro, Vieira , Cássio, Frango, Mequetrefe... Falecidos Padilha , Fabinho, Ronaldo Karatê, Orris... Que me levou para treinar na Kobukan, lá na São Clemente. A patota era enorme...tinha Kibe, Mauro, Gilbertinho, Chico, Antero e tantos outros... Fabinho que me associou à torcida da Flachopp, tenho a carteirinha até hoje. Lembrei do Beiçola... Do alfaiate na Bento Lisboa, Domingos... Magro lá da Silveira, famoso hoje no 14 Bis. Alexandre que foi para a América em 76 e está lá até hoje. Teve o momento em que fui fazer uma peça de teatro amador e por coincidência lá estava o Roberto e Zé Drinks... sensacional! Fizemos o Pippin e lá conheci Tânia (que fazia a personagem da vovó) e estamos juntos até hoje. Três filhos e cinco netos depois ainda damos boas risadas, acho que isso é amor.


-Teve uma época em que fui estudar engenharia em volta redonda e por lá, além de ser sequestrado e viver uma estória cavernosa, que vale narrar posteriormente, sofri meu acidente onde perdi uma vista e por pouco não morri. Daí o Pirata!

- Durante o início da juventude, entre um estágio de engenharia na Mendes Jr e outros trabalhos, fui parar no Mercado Financeiro, começando lá na Multiplic DTVM. Período muito bom e próspero...trabalhei até com o Arnaldo, o juiz de futebol... 

- Em 1987, depois de uma empreitada, onde montamos a primeira farmácia de manipulação da Barra, a Barraderme, (já casado) nos mudamos para Rio das Ostras e desde então estamos por lá. Na realidade íamos montar um laboratório de análise clínica ....seria o primeiro de Rio das Ostras ....mas acabou dando "água" esse tiro. As histórias são muitas mas fica para algumas crônicas futuras.

- Passei a dar aulas em Rio das Ostras... Ajudei no que pude no negócio das camisetas, uma  ideia e iniciativa do meu filho mais velho, o Thales...... A razão para mudar de cidade foi um desejo antigo de morar no interior...vida mais calma e etc ...acabamos indo para um interior com praia ....o sorte! Dizia lá atrás ... Moramos numa roça com praia ..ahahaha...

D&K: - História cavernosa de um sequestro, acidente que quase perdeu a vida, laboratório q deu água, e muitas outras para contar, vamos considerar isso realmente uma promessa de novas crônicas. Mas agora um pouco mais das lembranças da Correa Dutra

RP: - Lembrei do dia que fui obrigado a vomitar dentro da própria camisa, dentro de um Fusca vindo da barra... nem me lembro quem estava no carro, acho que era o Zé Franguinho, mas ele acha que era o Padilha..

D&K: - Essa vai ser difícil esclarecer.



RP:
- Uma correção... Acho que fui convidado por você (Drinks) para a peça, não foi? Às vezes penso que foi o meu amigo Luís da Bahia que me chamou...memória é foda!

D&K:  (Drinks) - Para falar a verdade também não me lembro com certeza de como nos encontramos no PIPPIN. Quem me convidou foi o Marquinho Bicha, q era o maquiador do grupo amador e ele achava que eu levava jeito. Cheguei lá, fiz um teste imitando o Carlitos e fui aprovado. A Tânia (Morena) era a idealizadora e Diretora do Projeto, que estava em cartaz com a Marília Pera e Marco Nanini no Teatro Manchete. Ela distribuiu os papéis e nós éramos dançarinos. Eu acho que te encontrei lá por coincidência e seguimos em frente, no palco e nas quadrilhas, que também dançamos algumas vezes. Mas lembro que fui um dos cupidos para você namorar com a Vovó. 

RP: - Pois é....lembro que eu estudava em Botafogo, e acabei indo com um amigo lá ... Mas enfim... Deu tudo certo. Tânia morena... Ela gravou um disco ....eu tenho

D&K: - E dos amigos da Correa, quem você destaca?

RP: - Tenho que lembrar, claro, do Bibaca, meu vizinho. Ele e Ronaldo estavam tomando umas cervejas no bar quando cheguei avisando que minha mãe tinha trazido uma garrafa de Pisco do Peru e chamei eles para subir e curtir um violão. Bibaca passou em casa e trouxe uma garrafa de whisky e um Domecq, que naquela época a gente bebia com tônica e soda limonada. Violão, tira-gosto e bebemos muito, o Pisco acabou e descemos correndo pela escada, só que não conseguimos parar e nós três demos de cara no orelhão que ficava bem em frente à portaria. Foi cada um para um lado e a festa acabou. Até hoje a garrafa de Pisco existe lá na casa de minha mãe.

RP: - Teve um verão em Búzios... Sensacional. Era o Geribar....ahahaha...tudo doidão de lança universitária e beck ahahahaha... Na casa do Barba....outro que já nos deixou. Eu e Tania, Vieira e Bill, Zé Augusto e Kátia, Maurinho Capela, e outros, fomos passar o carnaval em Búzios, acampados num terreno na casa do Barbicha. Tempo das lança-perfumes, dos drinks e de muita doideira. Uma noite fomos para a birosca do Ivan, o Geribar, um casebre com  telhado de madeira e amianto, e com música ao vivo, mas naquela noite faltou um cantor e naquele ambiente perfumado pelas lanças e pela fumaça do capeta, alguém disse ao pessoal do conjunto que o Vieira cantava muito, um verdadeiro clone do Eric Clapton. O cara acreditou e chamou o Vieira, que estava muito doidão, para cantar, e para nossa surpresa ele aceitou o convite, pulou para cima das mesas e soltou a voz:

- If you wanna hang out you've got to take her out
  Cocaine
  If you wanna get down, down on the ground
  Cocaine

   ...

-Todos cantaram, dançaram e Vieira, cada vez mais frenético, não se continha, se pendurou na estrutura do telhado e seguiu ao pé da letra da música, “desceu no chão”, desabou com o telhado em cima de tudo e de todos, mas como ninguém se machucou, a festa não parou, só o Vieira ficou proibido de cantar mais. 

D&K: - Ser conhecido como Pirata e Ron Montilla é fácil de saber, mas porque o Zé Franguinho gosta de chamar você de Pau Liso?

RP: - hahaha ...é que eu era muito magro... aí os caras acharam que eu igual uma tábua ....daí pau liso ... nada relativo ao meu circuncisado, pai de três filhos....ahahaha

D&K: - Pelo visto, você também é candidato a mais de um Capítulo em nosso blog, ou melhor, está convocado para contar algumas de suas histórias cavernosas e de quantas você já sobreviveu.

RP: - Meu acidente foi em 27 de janeiro de 1978... O sequestro foi antes... inverno de 76. Depois em 79 cai de 4 metros de altura ali no Surdos e Mudos ... pqp!! Deus é meu amigo demais...agradeço a ele todos os dias pelos livramentos. Hoje estou aposentado, depois de bons anos dando aula de filosofia no ensino médio e cursos preparatórios. A vida é um fluxo e somos apenas lembranças... Quiçá! Por três gerações...

Vamos encerrar com os PARABÉNS aos aniversariantes de janeiro, e pensar no homenageado para 2024. Alguma sugestão?

02- CHINA  (saudades)

02- Daniel   (neto BYRA)

18- GAGUINHO

19- CLAUDINHA Neves

19- ROBSON PIRATA

31- MARCIO CRI CRI

E deve ter mais alguns escondidos por aí.

Et.:

11- PQDFDP  ( aquele que faz aniversário todos os meses  )

Em fevereiro tem mais...



19 comentários:

Qualirinha disse...

Parabéns saúde e paz a todos os aniversariantes 🎂😘🎂🍸🍾

Amaro disse...

Fala Montilla, saúde, paz e vida longa . Abraços

Amaro disse...

Gagaguinho, sauude e pazzz. Viiida lonnga. Aabbracos

Marcio Cri Cri disse...

Parabéns saúde e paz a todos os aniversariantes.

Bibaca disse...

Parabéns atrasado pro ga ga ga guinho, e pra Pirata Montilla e Claudia Neves, saúde, felicidades e vida longa!!!!🎂🎂👏🏼👏🏼👏🏼🥂😘

Zé Franguinho disse...

Parabéns Robson Pau Liso, muita paz, amor e saúde. Vida longa e muitos 🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻

Roberto Melo disse...

Parabéns a todos do grupo, paz, saúde, vitórias e feliz aniversário.
Estejam com Deus.

Marquinho disse...

[19/1 14:09] CD Marquinho Cabeça: Boa tarde a todos! Parabéns! Feliz Aniversário! Grande rubro-negro Gaguinho ! Saúde, Paz e Alegria! Vida longa! Abraços!
Feliz Aniversário Claudia Neves! Saúde, Paz, Alegria! Prosperidade! Muitos anos de vida ! Beijo!
Parabéns! Feliz Aniversário! Meu companheiro de Maracanã, de Viagens e de outros momentos! Robson Wagner Huebra! Antigamente era 7! Hoje deve ser 70! Grande rubro-negro! Saúde, Paz e Alegria! Prosperidade! Vida longa ! Abraços!

Gofran do TTK disse...

Parabéns para *Yuri Gagarin e Robson Pau liso*, muitas felicidades, saúde, paz, harmonia, compreensão, sensatez, prosperidade, $uce$$o, realizações e vida longa!!!!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🚬🚬🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻
*GOFRAN DO TTK.*

Zé Franguinho disse...

Parabéns Gaguinho, muita paz, amor e saúde. Vida longa e muitos 🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻

Vieira disse...

Parabéns Rum Montilla, saúde, Felicidades e Vida Longa 💸💸🌿🌿🌿🍷🍷🍷

Zé Guilherme disse...

Parabéns aos aniversariantes do mês! Meus votos de muita saúde e paz!!! Vida Longa!!!!🍻🍻🍻🍻🍻7

Gaguinho disse...

Meu celular está uma Bosta , igual ao 9 DEDOS ...

Mas o melhor presente é tê-los como amigos a mais de 60 anos.
Dia 18 completei 70. Espero mais 70 !!
Abs a todos!

Tuta disse...

Pa Pa Pa Pa Parabéns pro grande Gaguinho!!! Vida longa, amigo!!!
Parabéns, também, pro Robson e Claudinha. Muitas Felicidades a todos!!! ��������

Rose disse...

Parabéns Gaguinho... te parabenizei por Facebook antes
Parabéns Robson..... 🎂🎂🎂 saúde, harmonia e muitos Drinks. ....

Beto PQD disse...

Parabéns Welington Brezchimiov. Que Papai do céu te abençoe e proteja sempre

Derze disse...

Parabéns a todos, nesta data 🎇🎇👏🎇, saúde e paz ☮️☮️ 🎉👏

Tânia (Vovó) disse...

Parabéns aos aniversariantes de janeiro, dando início aos trabalhos em 2023. Muiiiito legal!!! Sou suspeita, mas adoreeiiii o texto!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Cozinhando com Amigos disse...

Muito legal, saber que os depoimentos colhidos, sempre têm gostinho que de "queremos saber mais"! E este de Robson, não foi diferente. Afinal, é uma vida que fez e faz parte de nossas memórias.
É claro que outras tantas aventuras de Robson foram trazidas em forma de trailler e quase com o pedido de assinatura da série - talvez umas 2 ou 3 temporadas.
Vida longa aos aniversariantes do mês! Saúde e dias melhores pra sempre!!!!!