quinta-feira, 27 de maio de 2021

Os Aniversários na Familia Tradicional Alemã

 Amigos e Amigas... saudações Correanas!

Zé, nosso Presidente, tem me feito umas intimações, que estou ficando uma boa tradutora rsrsrs claro que com a ajuda do meu marido Alemão, mas tenho cumprido minha tarefa satisfatoriamente!

Na verdade de texto em texto, lido e analisado, posso dizer que, não é nada facil traduzir a realidade e romantismo dos textos em português para Alemão!  Não é só traduzir frases ou palavras mas sim não perder o contexto e a realidade do Brasil.

Adorei fazer isso, Zé!

Entre linhas lidas nas nossas conversas por WhatsApp, sinto-me no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro .... mais precisamente ainda, na Correia Dutra!

As fotos enviadas pelo Mario Neves, pela Cristina (mesmo estando um tanto afastada), Kibe com suas fotos de lindas passagens do Rio e da gastronômica, que muito me apetecem!

Desde o primeiro contato, com todos novamente, por e-mails, me senti verdadeiramente acompanhada de vocês, Amigos Correanos!

Hoje tenho meus 20 anos de Alemanha e digo que é um país onde fica facil se adaptar (pra mim) pois tudo funciona! Parece que é um novo mundo (e é mesmo) e aqui o ser humano tem seus direitos respeitados!

Com a presença de vocês, sempre tão marcante no meu dia-a-dia, me levam todos os dias, uns poucos minutos, diariamente para o Brasil. Cada bom dia, cada figurinha, cada declaração de Amor 😍,  até mesmo entre os garotos (sessentoes) como vocês, Amigos, sinto o carinho e amor que não se mede!

Pous é, o ponto é esse... aqui tudo acontece com a maior exatidão possivel e isso não é o nosso jeito de ser! O brasileiro tem a bossa nova, tem o samba, a MPB, o futebol  e a política que ninguém confia, mas retrata a nossa Terra Brasilis!

Se eu pudesse juntar Brasileiros de coração, com esse ziriguidum, com alemães rígidos e engessados... seria o máximo!

Minha família, que são 3 filhos e 7 netos,  são exemplo desse mix BrasilxAlemanha. Meu filhos falam alto, mostram emoção em cada palavra e muitas vezes vem o drama brasileiro á tona. Ninguém senta numa mesa para comemorar aniversário, seja qual idade for, sem ter um bolo e o mais importante é cantar Parabéns pra Você!  Com a comilança que é regada à cerveja 🍺alemã, vinhos e muita conversa... sobre o que conversamos? Sobre a infância dos filhos e minha... Onde? No Brasil, claro!  O meu filho (30 anos hoje) conta casos,  de quando ele tinha 5 anos na Engenhoca, na Ilha do Governador, com o puçar (não sei se é assim que se escreve), com um pezinho de galinha amarrado, ia pegar siri e até hoje ele lembra das aventuras por lá! Esse é um dos varios pequenos filmes que passa na nossa mesa de almoço ou jantar, com o bolo de aniversário 🎂 que não pode faltar!

Eu entro no clima e damos muitas risadas juntos. O marido Alemão,  acompanha as aventuras com um brilho nos olhos., como se estivesse vendo um filme de ação! Ele faz perguntas e ri... ele entra de verdade no clima Brasil!

Agora quero relatar como são os aniversários na familia tradicional alemã!

Você é convidado p chegar às 15 horas, tem que confirmar pois o bolo terá o tamanho dos participantes, para não sobrar e ficar rolando na geladeira. Se você chegar 5 minutos atrasado, já ouve a piada alemã, qie perdeu seu pedaço de bolo... outro já comeu.  Ou ouço ainda... ahh brasileira!  E risinhos! E todos tem lugares marcados na mesa. Sentamos calados, la vem o café na garrafa termica e o bolo ja vem cortado em fatias. O bolo é colocado no prato e calados comemos e eu não aguento e quebro o protocolo dizendo: Ohh que delícia 😋! Você que fez ou comprou? Aí  sim vem uma resposta e começam os comentários!  Alemão não fala enquanto alguém fala. É assim.. você fala, Alemão ouve... dá um tempinho para ver se você parou de falar, aí ele fala e quer sua atenção igual a que ele te deu! Conversas cruzadas em uma mesa, enlouquece os alemães!  Imaginem... comemos e nem um ZUM GEBURTSTAG VIEL GLÜCK! Isso é,  nenhum PARABÉNS PRA VOCÊ !  Como assim?!... e falam baixo sem o drama brasileiro! E ali ficam tomando a cerveja, depois do bolo até a hora do jantar, que é por volta das 20 h!

Eu ficava analisando isso... mas com o tempo também me adaptei e meus pensamentos voando entre Brasil e Alemanha!

E pasmem... eu só reuni a família do meu marido, com a minha família, no nosso casamento e foi num restaurante grande e coloquei as duas famílias bem afastadas uma da outra para não ter tanto barulho para os alemães!

Mas é sempre assim. Aprendi a ter meu chão firme, aqui na Alemanha!  Aprendi que o chato para nós brasileiros, também me serviu de lição pra acalmar os ânimos!  Não há discussões durante as reuniões de familia. Cada um vivendo seus problemas e tomando atitudes na vida, sem comentários ou julgamentos.

Aprendi que AMAR tem muitas nuances como nunca vi antes!

Hoje temos nos reunido pouco, porém com a certeza de que depous da pandemia, vamos nos ver e será exatamente como antes! Como antes? É mas com um pouco mais de historias isoladas, da parte da nossa família brasileira... e certamente, o lado Alemão da família terão algo mais para contar!

 

Meus Amigos... aqui algumas das diferenças entre ALEMÃES  E BRASILEIROS que dão as cores da minha vida, que eu queria passar para vocês!

 

E a vida segue... sempre... com muito aprendizado, amor e carinho!

Um comentário:

J Drinks disse...

Rose

Nós é que agradecemos a sua participação, e esperamos que continue assim. E se desejar mandar em alemão, não se preocupe, a gente dá aquele jeitinho que só o brasileiro tem e vamos entender tudo direitinho.

Bjão para vc e sua família.

(e até breve...)