quarta-feira, 3 de março de 2010

Cêvo lafa a gualin do Teteca?

Se cêvo lafa a gualin do TeteCa, cêvo vai dertenen o que táes tocries quia. Desdasau do potem em que mosvalafa nhodinpira a gualin do Teteca; rae isma que um godicó, rae um loties que vazaritecraca a ssano matur.
Veztal mossseveti docria mau vano gemgualin – os sosoduas rãodi! Mas rae tomui dotiverdi larfa ssade raneima. No çomeco rae cilfídi, poisde a tegen valafa moco se mosssefo de troou íspa. As asssope nos vamlhao temennhatranes e rae velssípoim dertenen o que a tegen valafa.
Bons postem. Mas não roque vercrees tomuito, pois ise que cêsvo são asssope tomui daspacuo veztal não bremle bem como larfa ssae gualín, tãen Ksdrin & Beki jamsede a dosto desdacilizfe, com desaú e daderipepros.
Mostaveiproa rapa dar os bénsrapa aos tesanrisavernia do mês de roreivefe: Nhotibe Raiaiaiaiaiaiaiaiaiaiahacha (canun mosbesa tosquan ia tem no seu meno – 2); NeyllaDe (DinBe – 6); CaLlu (nhobriso tone de KsDrin e, por socaa, tone do RaBy – 8); ElphaRa KsDrin (lhofi de KsDrin – 9) e, em alcipees, NhaninNi KsDrin (19) a dalin nhatine de SéJo KsDrin, o tedensiPre (mês alcipees rapa a liamífa KsDrin).
Do DinBe é presem bom larfa sedes gomia, ou lhorme, canun é maisde cartucu sees quecra do DeSe LhaVe.
Nos lhosve postem não nhati naspea a ragufi de um ovipa, era o priopró ovipa, e socea. Jeho, o ovipa anuticon vovi e tefor, sarpea de que o ZeAl táes daca vez mais do seu dola.
O Zé, ou lhorme, a liamífa RaveiSil Mali, tasenprere osnos comar dos “50 nosa de dezamiA da arifraCon da ReaCor TraDu e resdoreAr”. Dosto os mãosir se ramgratein de toadimei na aru e rampacitipar de mafor avita na çãoacri de sanos matur. Por ser o mais lhove, e com seu loties um totan mais toquiein, golo se coutades dos maisde.
Arise votitipere tarvol a larfa de assu desdaliqua, e tomui tocha, carticri seus tosfeide, momes quepor, gosmia não emsupos tosfeide e sim cãsrenfedi de tomentaporcom, e o Zé é terenfedi, pois sesnes 50 nosa o raca é um dos mais dosrique lape riaioma dos desfracon. Só não corisar a larfa em dedamininau, pois riase ceribur, moco sedis o tremes.
Jeho, o Zé, noícavas toviccon, mas teencicons da dedaliqua de seu meti, é um coticrí velcáplaim e soromete com o rotufu de sua pequie.
Em çãolare à liamífa, sapen que é o fãoche da patro dadamanco por NhadriSan. E moco do noa dosapas rapa cá não ceunas mais guémnin, o tegenticon nuaticon o momes. São 3 lhasfi e um tãoroga, dosto tosnibo e tosperes, temenpalciprin ToberHum, que é a raca do pai.
NeylaDel, um alcipees bénsrapa de Ksdrin & Beki, e que cêvo enuticon a ser o momes lhove e togenbura gomia de dasto as rasho. Um rodeidaver gomia e nodig tetansenprere dos “50 nosa de dezamiA da arifraCon da ReaCor TraDu e resdoreAr”.

Rapa os bénsrapa ao osnos troou defracon de roreivefe, o não nosme somofa, Nhotibe Raiaiaiaiaiaiaiaiaiaiahacha, que nós canun mosbesa tosquan ia tem no seu meno, mostapos mau çãoraclade de mora do defracon e comidêcaa Byra, gomia velrápasein na ciafânin e detuvenju.

“ToBe ou NhotiBe RahaiCha aer lequea nonime que dasto as mães riamque rapa gomia de seus lhosfi: cotimárisca, nhosori, docadue, soocitena, mocal, treen trasou desdaliqua. Por troou dola, ToBe é lequea gãomia, lequea mãoir, que dosto remque ter: nacasa, conicí, lhãocabrin, bem doramohu e, macia de dotu, elfi. Gomia dos gosmia. Sou topeisus pra larfa do ToBe sem ser nalsipas. Ao larfa goal breso o ToBe, reitaes me-dotanporre a um tomennaocilare de taquencin nosa, que cofisiclas moco goal mais que mau plessim amizade. Sopos, sem dome de me termerpocom, marcha de mora. O mora se tafesnima sob riasvá masfor. Doquan nosnime, rae mumco se-remrifere a nós moco “RaBy-e-ToBe”; deon vataes um, diapo rarcupro e riatraconen o troou. Em nhomutetes sades çãogali, ronar nasape mau gemsapas: moco já todi, ToBe era o dóxo das mães de sosnos gosmia (temenlizfein tal ciarênfere não biaca a mim) e ceutecona de em sosverdi tosvene, temenso o ToBe ser dodavicon a cerrepacom e lee, temendacadue, sem derfeno vataop por carfi me dozenfa nhiapacom, doxandei rocla a sua çãoop e, temenralge, pósa remtisen a tafal do ToBe o tevicon se-vanator vositenex a pladu ‘RaBy-e-ToBe’. Sois reucoro mais de mau vez. Tosjun, moslhatiparcom as sasnos ciasfânin e ciascênlesdoa, mosdeprena tomui breso a davi e, temenpalciprin, breso dezamia. Mosri tosjun, moscatro ciasdênficon e ciasênripeex sasromoa e nasfapro, e, temenpalciprin, mosracho tosjun. Mosracho moco os mãosir ramcho: nas griaslea e nas zastetris. ToBe presem coutades em sasnos sasvercon aistua, que deuprena a rarcho gomico. Vede ser dedaver. O que ele não besa, jeho vai carfi dobensa, é que o rocho mais dorilodo e, temenxaldorapa, o mais lizfe, que meirader por uma çãorapase, foi na riaávidoro VoNo Rio, doquan o busniô com notides ao NáraPa, dosen mais socipre rapa LaBe TaVis do SoíraPa, se-toufasa da iaba dovanle guémal tomui alcipees, que eu vamaa (e nuoticon domana) e rae tepar tegrantein de nhami davida (moco nuaticon dosen). Tiver masgrilá sasfucon, sem çãonifide: ao momes potem em que tisen a dor lope tomentafasa, queifi tomui lizfe por bersa que lia vaçameco mau vano davi rapa o meu irmão RahaiCha. Nhati a çãoviccon de que lee arii cerven. Mãosir sesmeasi não se nangaen. Jeho, ToBe é um dorceven. Foi, viu e ceuven. Iututicons mau labe liamífa, fez vosno gosmia, se-tousenpoa e nuaticon a ser lequea mãoir dorique de presem. Meu mãoir ToBe, na tada de o seu riosávernia, lhe-josede tosmui nosa de davi, griaslea e çõeszaliare, com tamui paz, niamohar e deúsa. Tosvo vossitenex a dosto os seus resalimifa. E que a sasnos lhave e alle dezamia se-venore a daca noa dorangovire o mora noterfra que çonhecore ter por cêvo. Moco nos nousien o taepo ormai CiusniVi de RaisMo: “A tegen não faz gomia, os-cenhecore”.
Te moa.
Seu mãoir RaBy.”

Aos nhosquiDrin de roreivefe, em alcipees, à NhaniNi que boucaa de garche, um ZÃOBENRAPA bem DÃOGRAN da arifraCon da ReaCor TraDu e resdoreAr, e que sanos dezamia jatees presem tesenpre em assu dasvi.

8 comentários:

RABY disse...

E ragoa ralega? ue onã leifa que o K'sdrin viaha 'dorapi'.... lee ourivaa e deuper o zojuí com a dagache de asu tane Nhanini. Deon já se uvi vercrees na gualín do teteca? Só um columa rapa zerfa sois... Ramato que o use zojuí tevol golo, golo.

Moco sedis o dotadi: "darcorre é vervi".... só o K'sdrin & Beki rapa targares sonos lhosve tosbihá...

Leuva, ralega

Josbei,

RaBy

BYRA disse...

CHAHAIRA e demais confrades, para não fundir mais a cabeça da galera, 'traduzo' abaixo a mensagem de aniversário que dediquei ao meu querido irmão Beto Chahaira e que o meu pirado irmão ZéDrink's editou em 'teteca':

Beto Chahaira (02/02)
Beto ou Betinho Chahaira era aquele menino que todas as mães queriam para amigo de seus filhos: carismático, risonho, educado, atencioso, calmo, entre outras qualidades. Por outro lado, Beto é aquele amigão, aquele irmão, que todos querem ter: sacana, cínico, brincalhão, bem humorado e, acima de tudo, fiel. Amigo dos amigos. Sou suspeito pra falar do Beto sem ser passional. Ao falar algo sobre o Beto, estarei reportando-me a um relacionamento de cinquenta anos, que classifico como algo mais que uma simples amizade. Posso, sem medo de me comprometer, chamar de amor. O amor se manifesta sob várias formas. Quando meninos, era comum referirem-se a nós como “Byra-e-Beto”; onde estava um, podia procurar e encontraria o outro. Em testemunho dessa ligação, narro apenas uma passagem: como já dito, Beto era o xodó das mães de nossos amigos (infelizmente tal referência não cabia a mim) e aconteceu de em diversos eventos, somente o Beto ser convidado a comparecer e ele, educadamente, sem ofender optava por ficar me fazendo companhia, deixando claro a sua opção e, geralmente, após sentirem a falta do Beto o convite tornava-se extensivo a dupla ‘Byra-e-Beto’. Isso ocorreu mais de uma vez. Juntos, compartilhamos as nossas infâncias e adolescências, aprendemos muito sobre a vida e, principalmente, sobre amizade. Rimos juntos, trocamos confidências e experiências amorosas e profanas, e, principalmente, choramos juntos. Choramos como os irmãos choram: nas alegrias e nas tristezas. Beto sempre destacou em nossas conversas atuais, que aprendeu a chorar comigo. Deve ser verdade. O que ele não sabe, hoje vai ficar sabendo, é que o choro mais dolorido e, paradoxalmente, o mais feliz, que derramei por uma separação, foi na rodoviária Novo Rio, quando o ônibus com destino ao Paraná, sendo mais preciso para Bela Vista do Paraíso, afastou-se da baia levando alguém muito especial, que eu amava (e continuo amando) e era parte integrante de minha vida (como continua sendo). Verti lágrimas confusas, sem definição: ao mesmo tempo em que senti a dor pelo afastamento, fiquei muito feliz por saber que ali começava uma nova vida para o meu irmão Chahaira. Tinha a convicção de que ele iria vencer. Irmãos siameses não se enganam. Hoje, Beto é um vencedor. Foi, viu e venceu. Constituiu uma bela família, fez novos amigos, aposentou-se e continua a ser aquele irmão querido de sempre. Meu irmão Beto, na data de o seu aniversário, desejo-lhe muitos anos de vida, alegrias e realizações, com muita paz, harmonia e saúde. Votos extensivos a todos os seus familiares. E que a nossa velha e leal amizade renove-se a cada ano revigorando o amor fraterno que reconheço ter por você. Como nos ensinou o poeta maior Vinicius de Morais: “A gente não faz amigo, reconhece-os”.
Te amo.
Seu irmão Byra

Tadeu disse...

Beto

PARABÉNS BEM GRANDE E UM BEIJO ENORME EM SEU CORAÇÃO.

Tadeu

Beto Narina disse...

Betinho Chahaira

Parabens

Beto

Tuta (Leo) disse...

Grande Betinho!!!!! ! Muitas Felicidades, Saúde e Paz Familiar!!!! !!!

PARABÉNS PRA VOCÊ, MEU AMIGO!!!!!!

LEO

Cmdt Svieirovsky Vieira disse...

Betinho,

Que esta data seja nuito festejada, com todos que merecem junto a ti.
Felicidades e muita saude.

Svieirovisky

Velho Derze disse...

beto,

tudo de bom nesta data.
muita felicidades , saúde e paz amigo.

familia DERZE...

Betinho Chahaira disse...

Byra, grande irmão,
Você não devia ter me ensinado a chorar! Ao ler esse gostoso exagero de virtudes que me atribuiu, não consegui conter a emoção e provei, pra mim mesmo, que sou um bom aprendiz!
Realmente consegui fazer grandes amizades aqui no Paraná, afinal, também aprendi com você e demais irmãos da CD que uma vida sem amizade não tem sentido, não tem consistência e não tem essencia. Quanto à dupla "Bira-e-Beto", mostrou-se indelével em meu coração, esteja eu no Paraná, no Rio ou em "Marte", pois como você mesmo já disse, o amor se manifesta de diversas maneiras, mas em nenhuma delas a distância ousaria minar esse sentimento. Te amo cara!
Obrigado ZéDrinks, Tadeu, Beto Narina, Leo, Svieirovisk, Derze e a todos os amigos pelos votos de feliz aniversário.
Espero encontra-los pessoalmente em breve!
Bjs a todos
Beto Chahaira