Desnecessário o registro da emoção em rever o Kibe após 30 anos (no mínimo....) e constatar que “não é a distância que afasta os verdadeiros amigos”. A conversa fluiu como se tivesse sido interrompido por um ‘tempinho’ e retomada com a naturalidade dos que mantêm uma intimidade sedimentada pela convivência na melhor fase de formação de nossas personalidades. ...
Obrigado pela noite: Melão e esposa, mano Zé, Kibe e cunhada... foi muito legal. Mais um registro de nossas existências.
Byra
Tinha tempo que eu não ia ao Grajaú. Lá fui eu com Elisângela, em seu débu no subúrbio carioca. Fomos conferir (como diz a Leda Nagle) a perfomance de Juca Melão e seu grupo de samba.
O táxi nos deixou na porta e ao entrarmos já fomos recebidos de pronto pelo nosso Presidente, que nem de longe me passou a idéia de que isso pudesse ser apenas uma coincidência.
O som do samba ecoava no ambiente trazendo um repertório bem distinto como o Byra frisou. Cartola, Paulinho da Viola, Nélson cavaquinho, Candeia, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Jorge Aragão, Neguninho da Beija Flor, João Nogueira - entre outros tantos; e das músicas imortalizadas por algumas divas da MPB, tais como Elis Regina, Clara Nunes, Beth Carvalho e outra mais recente, mas de igual quilate – Marisa Monte.
Bom rever estes amigos em um ambiente tão carioca, depois de tanto tempo. Sentimos a falta de alguns que não puderam ir, mas compreendemos, pois afinal, ir a uma apresentação de um grupo de samba em plena quarta-feira, não é qualquer trabalhador que pode ir, a não ser que esteja de férias ou que seja em missão, como foi o caso de nosso Presidente e seu dileto irmão e confrade Byra.
BJão
Claudio Kibe
...............................................................................................................................
Meus Confrades
Não poderia deixar de dar o depoimento presidencial de uma noite tão especial. O Byra e o Kibe já se manifestaram, e de forma brilhante nos deram uma amostra do que foi nosso reencontro e ainda mais ao som de um grupo que a gente sente que faz o que gosta.
Logo que cheguei ao Bar Plural, senti que o lugar não me era estranho e na conversa com o Frango, digo, Juca Melão, identificamos que ali funcionou o antigo Suvaco de Cobra do Grajaú, um local, que cheguei a frequentar algumas vezes, uns 30 anos atrás. Era uma espécie de filial do famoso Suvaco de Cobra da Penha.
Me senti em casa e passamos aos drinks e às apresentações do grupo. Cebola foi nosso anfitrião, e não poderia deixar de cobrar, de imediato, a origem do Juca Melão, já que para todos nós esta era uma grande incógnita.
E aí veio a explicação. Nosso novo amigo, Cebola, em homenagem ao Cebolinha do Maurício de Souza, nos confidencia que no Grajaú, ninguém conhece o Marco Neves, e muito menos o Frango, mas a galera do samba e da noite conhece de muito o Juca, hoje Juca Melão, gente muito fina, sabe tudo de percussão e frequentador assíduo das rodas tradicionais da Vila de Noel.
– Mas por que Juca Melão? Perguntei.
– Fácil, nos disse Cebola, é que quando ele chegou por aqui foi logo dizendo que era goleiro, e passou a participar de nossas peladas. O resultado foi terrível, um frango atrás do outro e como na época existia um goleiro meio frangueiro, conhecido como Juca Baleiro, o Marco foi logo identificado como o novo Juca.
– E o Melão, perguntei? Melão foi para combinar no conjunto. Eu sou o Cebola do Andaraí, ele é o Melão e ainda tem o Batatinha do Cavaco, além do Paulinho da Cuíca, Julio Farias e Saulo Dansa, que junto com o compositor Zé Guima, formamos o Samba na Cabeça que vocês vão apreciar.
Pronto, resolvido o mistério passamos para o que mais nos interessava naqueleo momento: uma cerveja gelada, Salinas bem servida e o som do grupo Samba na Cabeça. E para tiragosto, não poderia faltar: "frango à passarinho", ou seria "juca à passarinho"?
O importante é que foi tudo de bom. Saímos de lá além da meianoite (nova ortografia) e creio que se não fossem as obrigações do dia seguinte, ainda iríamos curtir um pouco mais.
Parabéns ao Samba na Cabeça. Parabéns ao Frango, digo, Juca Melão, e pode contar com nossa torcida para que vocês possam seguir nessa caminhada de muito samba e muita alegria para todos nós.
Bjundas presidenciais
J Drinks.
Um comentário:
Agradeço a todos que puderam comparecer, consegui desfrutar desse previlégio que poucos tiveram esse prazer, foi de ter a presença dessa rapaziada maravilhosa.
Agradeço de coraçäo.
Obrigado.
Juca Meläo
Gofran
Vice Presidente
Cofraria CD.
Postar um comentário