sexta-feira, 2 de março de 2012

Você se lembra da Mesbla?


   Até hoje, o prédio está lá. Soberano, em frente a Praça do passeio Público. Praticamente de frente para o mar, uma vez que o Aterro do Flamengo não impede que o visitante deixe de apreciar a visão da Baía de Guanabara, de alguma de suas janelas de seu restaurante. 
   O prédio ainda é uma referência visual, pois é óssível avistá-lo de longe, quando estamos na Avenida Beira-Mar e mesmo quando estamos do outro lado da baía, em Niterói. "Olha lá o prédio da Mesbla", disse-me Juliana, minha filha, quando estávamos passeando em uma das barcas que liga os dois municípios.
   Saudades. Quando eu era menino, sempre que ia a cidade com meus pais, era quase inevitável uma passadinha na Mesbla; nem que fosse para tomar um sorvete de casquinha para refrescar-me um pouco do calor carioca.
   Passeando pela internet, encontrei um pequeno texto à respeito desta loja, que foi um ícone como loja de departamentos. O texto está no site "É o Rio que mora no mar", o qual recomendo a visita para quem quiser fazer um passeio pelo Rio antigo. Muito bom!

   Segue o texto na íntegra:


1912...há 100 anos surgia a Mesbla

No prédio de numero 83 da rua da Assembléia , no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi instalada em 1912, uma filial da firma Mestre & Blatgé, com sede em Paris e especializada no comércio de máquinas e equipamentos.

Em 1939 passou a denominar-se Mesbla S.A, nome vindo da combinação das primeiras sílabas do nome original.

Henri Sajous ao lado maquete da Mesbl
   O prédio da Mesbla se tornou um dos marcos visuais do Centro do Rio de Janeiro, principalmente pelo relógio. Instalado na torre do edifício em 1955, acompanhando a celebração do Congresso Eucarístico Internacional, o relógio eletrônico é o terceiro maior do mundo em tamanho. Seu mostrador, com nove metros e meio de diâmetro, é sustentado por uma torre de cem metros de altura.  O edifício Mesbla foi projeto dos arquitetos Henri Sajous e Auguste Rendu e construído pela Christiani e Nielsen Engenheiros e Construtores Ltda


Detalhe da fachada do Edifício Mesbla
    Instalado na torre do edifício em 1955, acompanhando a celebração do Congresso Eucarístico Internacional, o relógio eletrônico é o terceiro maior do mundo em tamanho. Seu mostrador, com nove metros e meio de diâmetro, é sustentado por uma torre de cem metros de altura. Marcava e anunciava a hora de 15 em 15 minutos e  tocava a Ave Maria pontualmente às 18 horas. Por décadas, as pessoas que ali passavam acertavam os relógios olhando para a torre da Mesbla.

    No alto do prédio havia o Restaurante Mesbla, panorâmico, e o Teatro Mesbla, local de muitos sucessos. Também no teatro, nos anos 60, a culinarista e jornalista Maria Tereza Senise - que depois ficou conhecida como Maria Tereza Weiss  - deu aulas de culinária muito concorridas, patrocinada pelo jornal O Globo, sendo um sucesso especial as aulas para crianças. Eu participei de várias!


Restaurante Mesbla


    Em 1962 houva a edição de uma moeda comemorativa dos 50 anos da Mesbla.

   Hoje em dia, funciona a Lojas Americanas, que apesar de ser uma loja de departamentos, nada tem a ver com o glamour que a Mesbla possuía.

Praça Paris - anos 30



 

4 comentários:

J Drinks disse...

Kibe

Na Mesbla eu fiz meu primeiro Curso de Fotografia. Eu e Roberto "Azulão" curtimos muito o Curso, principalmente as aulas com as modelos e ao ar livre.

Bem lembrado. Valeu
sds correanas
Drinks

MrJancksdetarcio disse...

Saudosa MESBLA, ela foi meu primeiro emprego (78/80), trabalhei na MESBLA VEÍCULOS - Botafogo.
São lembranças que nunca se apagam.

Jancks de Tarcio.

MrJancksdetarcio disse...

Quando vou à Ilha de Paquetá (a última vez foi em 30/05/16), a antiga colônia de férias da MESBLA (hoje Hotel Farol), é o meu primeiro destino, pois quando funcionário da loja, sempre aos finais de semana, ia pra lá, eu e meus amigos Laudemir e seu irmão Ademir - saudosos amigos - por onde andam?

Jancks de Tarcio.:

Drinks & Kibe disse...

Mr Jancksdetarcio

Ficamos felizes em poder lhe trazer algumas boas lembranças.

Drinks&Kibe