sexta-feira, 2 de março de 2012

Você se lembra da Mesbla?


   Até hoje, o prédio está lá. Soberano, em frente a Praça do passeio Público. Praticamente de frente para o mar, uma vez que o Aterro do Flamengo não impede que o visitante deixe de apreciar a visão da Baía de Guanabara, de alguma de suas janelas de seu restaurante. 
   O prédio ainda é uma referência visual, pois é óssível avistá-lo de longe, quando estamos na Avenida Beira-Mar e mesmo quando estamos do outro lado da baía, em Niterói. "Olha lá o prédio da Mesbla", disse-me Juliana, minha filha, quando estávamos passeando em uma das barcas que liga os dois municípios.
   Saudades. Quando eu era menino, sempre que ia a cidade com meus pais, era quase inevitável uma passadinha na Mesbla; nem que fosse para tomar um sorvete de casquinha para refrescar-me um pouco do calor carioca.
   Passeando pela internet, encontrei um pequeno texto à respeito desta loja, que foi um ícone como loja de departamentos. O texto está no site "É o Rio que mora no mar", o qual recomendo a visita para quem quiser fazer um passeio pelo Rio antigo. Muito bom!

   Segue o texto na íntegra:


1912...há 100 anos surgia a Mesbla

No prédio de numero 83 da rua da Assembléia , no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi instalada em 1912, uma filial da firma Mestre & Blatgé, com sede em Paris e especializada no comércio de máquinas e equipamentos.

Em 1939 passou a denominar-se Mesbla S.A, nome vindo da combinação das primeiras sílabas do nome original.

Henri Sajous ao lado maquete da Mesbl
   O prédio da Mesbla se tornou um dos marcos visuais do Centro do Rio de Janeiro, principalmente pelo relógio. Instalado na torre do edifício em 1955, acompanhando a celebração do Congresso Eucarístico Internacional, o relógio eletrônico é o terceiro maior do mundo em tamanho. Seu mostrador, com nove metros e meio de diâmetro, é sustentado por uma torre de cem metros de altura.  O edifício Mesbla foi projeto dos arquitetos Henri Sajous e Auguste Rendu e construído pela Christiani e Nielsen Engenheiros e Construtores Ltda


Detalhe da fachada do Edifício Mesbla
    Instalado na torre do edifício em 1955, acompanhando a celebração do Congresso Eucarístico Internacional, o relógio eletrônico é o terceiro maior do mundo em tamanho. Seu mostrador, com nove metros e meio de diâmetro, é sustentado por uma torre de cem metros de altura. Marcava e anunciava a hora de 15 em 15 minutos e  tocava a Ave Maria pontualmente às 18 horas. Por décadas, as pessoas que ali passavam acertavam os relógios olhando para a torre da Mesbla.

    No alto do prédio havia o Restaurante Mesbla, panorâmico, e o Teatro Mesbla, local de muitos sucessos. Também no teatro, nos anos 60, a culinarista e jornalista Maria Tereza Senise - que depois ficou conhecida como Maria Tereza Weiss  - deu aulas de culinária muito concorridas, patrocinada pelo jornal O Globo, sendo um sucesso especial as aulas para crianças. Eu participei de várias!


Restaurante Mesbla


    Em 1962 houva a edição de uma moeda comemorativa dos 50 anos da Mesbla.

   Hoje em dia, funciona a Lojas Americanas, que apesar de ser uma loja de departamentos, nada tem a ver com o glamour que a Mesbla possuía.

Praça Paris - anos 30



 

6 comentários:

J Drinks disse...

Kibe

Na Mesbla eu fiz meu primeiro Curso de Fotografia. Eu e Roberto "Azulão" curtimos muito o Curso, principalmente as aulas com as modelos e ao ar livre.

Bem lembrado. Valeu
sds correanas
Drinks

Jancks deTarcio.: disse...

Saudosa MESBLA, ela foi meu primeiro emprego (78/80), trabalhei na MESBLA VEÍCULOS - Botafogo.
São lembranças que nunca se apagam.

Jancks de Tarcio.

Jancks deTarcio.: disse...

Quando vou à Ilha de Paquetá (a última vez foi em 30/05/16), a antiga colônia de férias da MESBLA (hoje Hotel Farol), é o meu primeiro destino, pois quando funcionário da loja, sempre aos finais de semana, ia pra lá, eu e meus amigos Laudemir e seu irmão Ademir - saudosos amigos - por onde andam?

Jancks de Tarcio.:

Drinks & Kibe disse...

Mr Jancksdetarcio

Ficamos felizes em poder lhe trazer algumas boas lembranças.

Drinks&Kibe

Sergio Rodrigues disse...

Tenho 2 historias pra contar, fui muitas vezes a Mesbla comprar coisas, uma tenho até hj, em 77 comprei uma calculadora científica da Texas instrumentos, com célula solar não usa bateria nem pilhas, acho foi primeiras ,estou com ela na mão agora .
Outra no Teatro Mesbla, assisti peça nos anos 80, com Lúcia veríssimo, Cissa Guimarães,Claudia Gimenes e outra atriz que não lembro nome agora..detalhe, Cissa, Lúcia,faziam uma cena de chuveiro nuas,atrás de um.pano branco bem fino, que dava pra ver com detalhe os detalhes..nunca esqueci está cena eu tinha uns 19 ou 20 anos na época...

Anônimo disse...

Você lembra do teatro Mesbla,