sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A primavera em Outubro




   Ouvi pela primeira vez, Milton Nascimento, justamente em outubro. Estava matando aula do Pedro II, lá na Sears, em Botafogo. Xeretava a sessão de discos quando vi um disco com a foto de um crioulo na capa. Trazia seu nome estampado em letras grandes – Milton Nascimento e o título do disco: Courage. Curioso, pedi para ouvir e percebi que havia uma música com o nome “Outubro” e como era o mês em curso escolhi-a para ouvir. Tornei-me fã do cara de imediato. A música representava bem o momento que eu estava passando, adolescente em busca de explicações às minhas insatisfações existenciais. 
   As músicas de Milton embalaram algumas sessões de “degustação”, tanto lá em casa quanto na casa do Ismael. Eram jam sessions, onde se ouvia MPB, jazz e samba. Lá em casa éramos embalados ao sabor de licor de pêssego – Pesseguette (alô, pessoal de Macaé e Campos!), já na casa do Ismael, o conhaque Pedro Domecq com soda e gelo contrastava seu sabor com os camarões fritos que sua esposa, Flora, fazia com extrema dedicação. Também havia a cerveja Boêmia, que ainda era quase artesanal e íamos buscar em Petrópolis, no fusquinha do Zé Franguinho. Lotavam o freezer horizontal que Ismael tinha na minúscula copa de seu apartamento. Muitos sábados ficávamos ali, ouvindo disco, noite a dentro; e de vez em quando aos domingos, quase esquecendo que segunda-feira tínhamos que trabalhar. 
   Outubro, mês em que a primavera é generosa, apesar da chuva concorrer, às vezes, com a lembrança do inverno. 
   Outubro, prenúncio do verão, de dias radiantes de céu azul sobre a Guanabara. Um mês em que também temos amigos que aniversariam. Em plena primavera! 
   Que tenham o merecimento de ter em suas vidas, muitos dias de primaveras. Que o sol ilumine sempre seus caminhos e de suas famílias.

Nenhum comentário: