sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Passeio gastronômico pelos bairros de nossas vidas

Em setembro nossas conversas se deram por conta das saudades de Rose (olha, parece nome de filme francês – Saudades de Rose) e viajamos no tempo ao percorrer ruas e bairros do Rio de Janeiro, recordando de deliciosos petiscos dos bares, botequins e afins – uma instituição carioca que não tem igual em nenhum lugar do planeta! – que freqüentamos durante bom tempo.

Sanduíches de lombo com abacaxi, angu do Gomes, filés do Lamas – os mais variados e que provocaram frissons em alguns mais sensíveis. A paella de janeiro veio como uma provocação a mais na memória de alguns que já a provaram e a aprovaram e na vontade de conhecê-la e degustá-la de outros. Sardinhas e camarões fecharam com “chave de ouro”, um pequeno banquete de recordações.

Falaram dos bares, insistiram nos botecos, pés sujos ou não. Natural. É uma característica do grupo lembrar mais, onde bebemos os chopes mais gelados, os mais cremosos; as “marditas” mais elaboradas, os drinks mais estranhos ou os mais sofisticados, os vinhos mais “verdes”, etc e tal. Mas quero me ater mais a um roteiro gastronômico do Rio de Janeiro, por onde a maioria de nós passou. Não quero, com isso, atrever-me a ser o guia gastronômico da confraria, mas apenas deixar registrado, alguns lugares que pelas suas excepcionalidades ainda nos fazem ficar com água na boca quando os mencionamos e lembramos com detalhes de seus cardápios.

Drinks&Kibe, fará esse passeio ao longo dos dias, trazendo suas lembranças e também, as de voces. Por isso, será sempre bom fazer uma visita ao blog. Quem sabe a gente encontra uma boa dica para ir no fim de semana?

Um comentário:

Léo disse...

Gente, é sempre muito bom estarmos a par das novidades, bem como sabermos que alguns points da nossa época ainda estão bombando. Sempre que tiver algo novo e interessante, também, pra relatar, estarei a postos!!!!!!