segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Passeio gastronômico pelos bairros de nossa vida - II

Hoje, iremos ao Largo do Machado. Cenário vivo em nossas lembranças, que marcaram nosso cotidiano.Uma praça que ainda hoje possui alguns restaurantes, novos por sinal, que talvez não tenham o mesmo charme dos de outrora. Mas esta opinião fica por conta de cada freguês.
Pois bem, além do Lamas, que já falamos, outros restaurantes e lanchonetes marcaram nossa época. Tinha o Spaguettlândia, uma casa de massas que ficava ao lado do Cinema São Luiz, de onde o aroma da mussarela derretida de suas pizzas, com a beiradinha queimada, seduzia a todos que também por ali passavam. O espaguete com molho à bolonhesa era um dos pratos mais pedidos. Babavam todos.
Na galeria Condor, há quase 40 anos, funciona a lanchonete do “primo”, cujo nome original é Rotisseria Sírio-Libanesa, mas que ninguém lembra. Talvez seja, onde comi a esfirra mais gostosa até hoje. Massa fininha, carne moída bem temperada, com um leve toque de zatar (tempero sírio que encontramos nas Casas Pedro, em qualquer de suas filiais no Saara). O kafta, com um tempero que leva até canela, pode vir acompanhado de “meio” arroz com lentilha, encoberto por rodelinhas de cebola fritas e crocantes, e molho de carne cortada em cubinhos. O hamus, a coalhada seca, o babagamuch (pasta de berinjela), são degustados com pão sírio, cebolinhas brancas, cortadas em cubinhos, cobertas com um generoso punhado de salsinha (para aliviar o hálito dos cristãos e mulçumanos), um bom copo grande de mate gelado refresca o calor. Não poderia jamais me esquecer do kibe (por razões óbvias), que no início só tinha o de carne - o recheio é inigualável). Agora tem kibe de verdura, requeijão, e outros que não me interessam, por terem perdido a originalidade, apesar de entender que é importante atender a diversidade de gostos de seus inúmeros freguêses
Outro lugar que teve seus dias de glória foi a Churrascaria Minuano, na rua Gago Coutinho. Muito freqüentada nos idos de 70, hoje em dia perdeu freguesia para ooutros restaurantes que servem churrasco rodízio. Ainda tenho uma canequinha de vinho, em miniatura, cortesia da época em que os restaurantes davam “lembrancinhas” aos seus freguêses. A Churrascaria Majórica, resiste heroicamente, na rua Senador Vergueiro, já um pouco distante do Largo do Machado.
Há também, a Adega do Machadopróximo ao Colégio Amaro Cavalcanti, com seu tradicional bolinho de bacalhau e o vinho de barril, de sabor característico mas não menos original ao que se encontra nestas tradicionais adegas cariocas.

7 comentários:

J Drinks disse...

Essa foto me faz lembrar o dia em que o "laguinho amanheceu verde". Alguém se lembra?

Byra disse...

Kibe,

Ainda faltou falar do restaurante do Castrinho (esqueci o nome) e do velho Bob's de guerra que já nos socorreu muito na hora do sufoco.....

Quando esse passeio mágico adentrar a rua do Catete não poderemos de deixar de fora alguns pontos 'referênciais'. Inicio a lista resumindo três 'points', favor acrescentar maiores detalhes e complementar a lista que, com certeza, é vasta:

1 - Restaurante KTT - esquina da Correa Dutra de cima - ambiente de tamburetes 'bunda de fora' cuja característica principal era a montagem do prato com a escolha de um componente de cada 'seção' do menu. O bife a milaneza, arroz e salada russa era uma combinação imbatível;

2 - UAI - Pão de Queijo - cada fornada fazia a rua do Catete inalar o cheiro de Minas. A fila para compra era grande, mas andava rapidinho.... Não eram grandes nem pequenos, mas também não eram redondinhos, pareciam pequenas 'ostras' e por incrível que pareça a demanda era tão grande que não havia tempo de esfriar na estufa, comprava-se sempre quentinhos com o queijo derretendo. Quem nunca queimou a boca comendo os UAI??

3 - Restaurante Amazonas - comia-se bem, almoço e jantar, especializado em carnes. Mas, na realidade era o local onde eu comia o melhor sanduiche Baurú do Catete. Muito bem servido, bife generoso, salada, ovo e uma fatia de queijo derretido sobre o bife.

Colaborem,

Byra

Kibe disse...

Xiiiii........Byra meu querido amigo,

Voce precisa visitar mais o blog. Nós já falamos do KTT e do Restaurante Amazonas. Foi no dia 4 de outubro. Mas
a lembrança do Bob's, do Restaurante do Castrinho e do Uai! paão de Queijo, são dignas de registro; e nesse exato momento lembrei-me da pastelaria do China, onde agora é o Catete Grill. Muitas emoções foram vividas ali, até uma briga entre o Derzemar e um carinha da Buarque que não me lembro o nome.
Ahhh! Isto tudo vai pro blog, tá!?

Kibe

Byra disse...

Kibe, mano velho,

Fui lá conferir (dia 04/10) e estavam lá: KTT e Amazônas. Cruzei as informções e não fiquei surpreso com as coincidências: o bife milaneza com salada russa do KTT, impagável, citado pelos dois comentários, assim como o destaque às carnes do Amazônas. Ah, sim... obrigado pela lembrança da sobremessa do KTT, que estava inclusa no preço, as mais pedidas eram 'salada de frutas' e 'pudim de leite'. Complementando as suas informações: se não me engano e a memória não me trai..... o UAI PÃO DE QUEIJO deu lugar ao PASTEL DO CHINA...... Ainda no Largo do Machado havia o CATETELÂNDIA, bar/restaurante onde eu e o Marcio barbudo (jornalista que morava no 24 e andava de bicicleta à noite) assistimos ao maior pega-prá-capar entre a PM e um oficial da nossa gloriosa marinha de guerra (Almirante ou Contra-Almirante), naquela época quando os militares mandavam MUUUIIIIIITOOOOOOOO e os PMs (principalmente de baixas patentes) não podiam nem 'encostar' no homê, quanto mais querer 'enquadrá-lo'.....rsrsrsr .... foi um circo........rsrsr

Por oportuno, um destaque ao BAR DO MANOLO - localizado na Correa de baixo, quase esquina com a Praia do Flamengo, local de parada obrigatória dos moradores das Correas, da galera à fina flor dos moradores: Barão, Zé da Venda, Gigi, Timbó, Braga e outros notáveis. Manolo, Canário, Manolinho e Jaime, os sócios, formavam um time de respeito, não podemos esquecer o Zé Paraíba que atendia a todos com a maior boa vontade. Detalhe: em horário de expediente nenhum dos quatro davam mole: não bebiam com a galera e era uma dureza conseguir um fiado, mas, em contrapartida, após o cerramento das portas, o sócio de plantão liberava 'de grátis' os salgadinhos que não haviam sido vendidos durante o dia e o Manolo sempre tomava uma gelada com a rapaziada na base do 0800..... Depois eles compraram o RANCHO DAS MORANGAS (Estrada Velha Jacarepaguá) e o CABANAS na Praia do Flamengo (próximo a UNE e ao edifício Maximus) que virou outro point da galera na madrugada...

Por favor, registrem algumas linhas sobre o PRAIA BAR, esquina da Buarque com a Praia do Flamengo....

GOFRAN disse...

Não esqueçamos de citar tambem, neste passio gastronomico a Churrascaria Parque Recreio, que ficava na Marques de Abrantes, e, servia uma suculenta "Picanha ao molho madeira", acompanhada de varios baldes de Brahma Extra, estupidamente gelada, que saudades.

Byra disse...

GOFRAN,

Boa lembrança... complementando a informação: o Sr. Washington (pai do Washtinho e da Elzinha, moradores do 23, vizinhos da Georgete)era garçom do "Parque Recreio" e nos contava uma pitoresca história que ele avaliava como verídica: "Naquele tempo.... havia um frêgues grosso e mal criado, que tinha o hábito de engrossar com os garçons. Um belo dia ele apareceu com uma 'namorada' e se comportou pior ainda. Esculachou o garçom, em voz alta, fazendo graça para a bela, e cometeu o erro estratégico de 'mandar voltar o filé que estava mal passado, e ele havia pedido bem passado'.... Não preciso concluir, vocês já deduziram o final da trama, certo. Segundo o depoimento fidedigno do tio Washington: o filé retornou à cozinha com 'recomendações' de tratamento 'vip', pois era para 'aquele frêgues especial'... dentre as estrepolias que ainda me lembro: as paredes da cozinha foram limpas com o filé para recolher a gordura necessária para a fritura, após ter sido amaciado com algumas 'pisadas', no sentido real da palavra, para melhor entranhar o tempero e outras cositas similares.... a seguir, após ser decorado com alho e cebola, foi reconduzido em triunfo à mesa para degustação. Detalhe, mereceu elogios do frêgues, que, com sua tradicional delicadeza, dirigiu-se à gata e falou: "viu, como se faz com esses palhaços??? foi só engrossar que eles fizeram o trabalho correto. Está uma delícia...". "A vida como ela é".

Valeu, GOFRAN

Léo "Tuta" disse...

Voltando ao tema, devo dizer que ao lado do BIG BI (antigo KTT), encontra-se, hoje, uma lanchonete chamada "CATETELÂNDIA".
Quanto ao local que, hoje em dia, está o "CATETE GRILL", que já foi, "PASTEL DO CHINA" e "UAI PÃO DE QUEIJO", foi antes disso, também, uma lanchonete e sorveteria chamada "FOOTING". Antes que os engraçadinhos de plantão me chamem de Matusalém, essa informação me foi passada pela minha irmã, que é mais velha do que eu. Entretanto, como me lembro de ter ido a ela ainda criança, com certeza, os senhores também foram!!!!!rsssss